EspecialidadeImplante Capilar

Implante de Cabelos

Implante Capilar

Atualmente, o transplante capilar é um procedimento muito seguro, mesmo o procedimento cirúrgico sendo longo. A técnica de implantes de folículos capilares de uma região para outra calva, consiste em transplantar unidades foliculares da área doadora, que normalmente localiza-se na região posterior ou lateral do couro cabeludo.




A técnica é um procedimento que leva de 3 a 6 horas, realizado com anestesia local e sedação em sala cirúrgica que contenha equipamentos para monitorização cardiorespiratória e acompanhamento de um médico anestesista durante todo o procedimento,enfim, toda estrutura necessária para uma cirurgia. Tal cirurgia tem como base, a retirada de uma faixa de couro cabeludo da área doadora (que fica impercepitível já no pós-operatório) e a separação das unidades foliculares com o auxílio de microscópios.




Após separadas, as unidades são mantidas em solução salina a 4º C ou ainda no plasma do paciente. A área doadora é fechada, sempre mantendo a continuidade. Da mesma forma, na região calva, os enxertos são transplantados respeitando a direção e angulação dos fios pré-existentes com o propósito de manter a naturalidade. Enquanto os microenxertos de unidades foliculares estão sendo preparados com a utilização de microscópios, o médico cirurgião inicia a colocação dos mesmos na área calva utilizando agulhas especiais e lâminas de microcirurgia.

O pós-operatório em geral não é dolorido, havendo pequeno desconforto nos primeiros dias que cedem com o uso de analgésicos. Os enxertos se transformarão em pequenas crostas que começarão a cair em um período de 3 a 15 dias. Os fios implantados irão renascer após um período de 12 semanas, após um período de 8 a 12 meses o resultado máximo da sessão já foi alcançado e o visual apresenta-se totalmente natural.




Complicações são bastante raras, mas como todo e qualquer procedimento médico os cuidados de segurança para o paciente devem ser tomados. Exames pré-operatórios, equipe cirúrgica experiente e centro-cirúrgico equipado são mandatórios. Pequenas inflamações ao redor dos implantes podem ocorrer inicialmente sendo em geral auto-limitadas. Na área doadora ocorre, geralmente, uma cicatriz discreta, facilmente coberta pelos cabelos vizinhos. Pacientes podem apresentar discreta insensibilidade nas áreas doadora e receptora e que, usualmente, desaparecem nas semanas subseqüentes.




Após 24 há 48h o paciente retorna para reavaliação e pode retornar imediatamente as atividades cotidianas. Exercício físico e exposição ao sol serão permitidos após 21 dias variando-se conforme a evolução da cicatrização do paciente.